Quando o tema é sexo, muitas pessoas com diabetes, principalmente os jovens, ficam cheios de preocupação e medo de serem rejeitados pelo parceiro. Afinal, existe um preconceito de que diabetes pode causar impotência sexual. Como lidar com isso?
Sim, a diabetes pode causar a impotência e a perda da sensibilidade nos casos mais avançados, além da secura vaginal mais acentuada nas mulheres na fase da menopausa.
Para tratar um problema, temos que trazê-lo a tona e não fingir que não existe. Buscar tratamento especializado como algumas sessões num terapeuta sexual,existe fisioterapia para tratar as disfunções sexuais e alavancar a auto confiança!
Contar ou não contar para o parceiro que tem diabetes?
Sempre contar.
Muitas pessoas com diabetes usam a chamada bomba de infusão de insulina para controlar a glicemia. É um aparelho que fica acoplado ao corpo e na hora da relação sexual é necessário tirar. Mas nem sempre dá para fazer isso de forma discreta. Imagino que isso aconteça com pessoas que tenham outros problemas de saúde e precisam tomar alguns cuidados, se preparar, para o momento do sexo. Como lidar com isso para que o clima não seja quebrado?
Com naturalidade, bom humor e leveza e se necessário recomece com algumas brincadeiras, para apimentar a relação.
Diabetes pode provocar alguma alteração na libido da mulher? Por que isso acontece?
Sim, pois desestabiliza todo sistema hormonal e imunológico se não controlada, para driblar a situação vamos alavancar a autoestima para que esta mulher sinta-se desejada.