O passado não volta mais e o futuro ainda não chegou, viver no presente, sem expectativas, traz equilíbrio emocional e momentos mais felizes, diz Telma Nogueira do Centia Treinamentos.

Muitas pessoas possuem padrões de comportamentos que as fazem viver seus momentos atuais baseados no passado, ou seja, sofrem de nostalgia, acessam lembranças, voltam ao ontem apegados a momentos lindos ou ruins que tiveram. Enquanto fazem isso, perdem o milagre do momento presente acontecer. Este tipo de estrutura faz a pessoa sofrer de dores emocionais como, síndrome do pânico, depressão, câncer, descontrole emocional etc.

O passado não volta mais e nem existe, é uma criação da mente para manter o controle sobre nós por meio das crenças pessoais. É assim que a mente funciona.

Existem aqueles que possuem padrões de comportamentos automáticos de busca da felicidade no futuro, apenas num amanhã que nunca chega, alimentado por expectativas. Dessa maneira,  apenas realizações futuras passam a ser caminhos reais de se sentirem inteiras, ou na esperança disso e, nesse caso, sofre-se de ansiedade. Quando eu casar, serei feliz! Quando comprar meu apartamento, serei feliz! Falta pouco para ser feliz, só dois anos de faculdade! A felicidade acontece no momento presente, no hoje, no agora. Claro que você ainda terá problemas, terá contas pra pagar etc. Mas a felicidade está nos pequenos momentos.

Nada é banal, neste exato segundo estão acontecendo muitas coisas, olhe ao seu redor agora, perceba situações que nem teriam sua atenção se não chamasse seu olhar para isso.

Gosto de pensar nas crianças. Na sua infância por um acaso você pensava em futuro ou passado?

Olhando para as crianças num parque, perceba que acham graça de tudo: do sorvete que caiu no chão, do cachorro que esbarrou em suas pernas enquanto corria ou até do fato de cair no chão e levantar para continuar sua alegria.

O que é o passado e futuro senão a grande chance de saborear a infelicidade pela sua não realização de algo?

Portanto, perceba seu poder de presença e viva seu momento atual, cale sua mente do barulho interno que te impede de viver o agora e seja MAIS FELIZ. A felicidade está no caminho, não no destino, pense nisso!

Comentários

comentário(s)