Select Page

Confira algumas carreiras profissionais após os 50 anos de idade

Confira algumas carreiras profissionais após os 50 anos de idade

É enfatizado por especialistas que existe espaço pelo mercado de trabalho às pessoas com mais experiência, no entanto, é dever constantemente se manter atualizado.

Atualmente com a ausência dos talentos e sendo difícil achar profissionais preparados, as pessoas com experiência recebem destaque.

Segundo os especialistas, 50 anos é uma idade muito boa para reinventar-se. E várias insatisfações no que se refere à profissão e vida pessoal podem permanecer mesmo na situação de alterar a área da atuação. Assim, anteriormente a fazer mudança de forma drástica profissional, o recomendado é avaliar e trabalhar no que realmente gosta.

 

Consultor Financeiro

O profissional apresentando experiência em área de finanças, e visão estratégica, saber em administração dos seguros, investimentos, planejamento de finança, pode ser consultor. E pode ser como empregado ou autônomo. Uma das metas é fazer assessoria do cliente de forma financeira.

É necessário ser comprometido e racional para que seja possível lidar com o dinheiro das pessoas. E no país, o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, IBCPF, se caracteriza entidade afiliada com Financial Planning Standards Board, FPSB, e autorizada a oferecer Certified Financial Planner, certificado CFP.

Chef

Há profissionais que apenas passam a desfrutar da vida no momento em que se encontram fora do ambiente de trabalho, de modo mais preciso, no caso em que praticam hobbie pessoal.

Os cozinheiros de final de semana que sonham em se tornar chef de cozinha em algum momento da vida, tanto de restaurante ou hotel, é necessário fazer investimento nos cursos. Existem cursos desde profissionalizantes, da graduação, ou nas escolas de renome, sendo exemplo Le Cordon Bleu, francesa, na bela Paris.

Mentor

Em relação ao processo de mentoring, o trabalhador divide as próprias experiências e sana dúvidas com tutorado. Para atuação neste cargo, há necessidade de ter paixão pelo trabalho e área que atuou e dominar a ação de oferecer feedback. Trata-se de papel muito interessante, como uma forma positiva de encerrar a carreira perfeitamente.

Coach

Já os executivos que têm experiência podem optar por ser coach, sendo a função principal o desenvolvimento do profissional que o busca. Portanto, o coach desenvolve habilidades que o profissional já tem e as que o mesmo almeja, sendo exemplo a liderança.

O coach oferece instrumentos ao desenvolvimento de aptidões na área profissional e pessoal. É apresentado pelo Instituto Brasileiro de Coaching o curso de pós-graduação e especialização aos que têm interesse em seguir carreira. Os trabalhadores com experiência em área de Psicologia e Recursos Humanos têm opção de especializar-se através de workshops e cursos.

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Total Idade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.