Muitas vezes nossos dias são tão atribulados que nós até esquecemos o porquê de estarmos vivendo um dia após o outro! Mas se quisermos ter sucesso – seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica – é preciso definir metas e objetivos. O nome disso é “planejamento”.

Quando usamos este termo, muita gente torce o nariz, acreditando ser uma tarefa chata, complicada e desnecessária. Porém, trata-se apenas de uma forma de organizar objetivos e a forma de chegar até cada um deles.

“Se você pretende escrever um livro, por exemplo, usar técnicas de planejamento pode te ajudar a reduzir tempo e esforço, fazendo com que o processo seja mais rápido. O que você faria em 5 anos, pode fazer em 5 meses com um planejamento bem executado”, conta Geomacel Carvalho, especialista em ginástica para o cérebro do Método SUPERA, uma rede de franquias de ginástica para o cérebro.

Ele complementa dizendo que é possível aplicarmos planejamento para praticamente qualquer coisa na vida: carreira, independência financeira, desenvolvimento pessoal, perda de peso, saúde, abertura de empresa e outros mais diversos assuntos.

Para te ajudar a montar seu planejamento, Geomacel listou cinco dos pontos mais importantes:

1 – Trace seus objetivos – O que você quer? Em quanto tempo você pretende alcançar essa meta? O que é preciso para conseguir? Se limite a um pequeno número de metas por vez para não ficar sobrecarregado.

Para se ter uma ideia da importância de descrever os objetivos: foi feita uma pesquisa na Universidade de Toronto com 700 estudantes que fizeram exercícios curtos de escrita durante dois anos. A ideia era que eles pensassem sobre suas vidas, especialmente sobre momentos decisivos do passado. Depois, eles deveriam usar essas memórias para escrever um passo a passo que os ajudasse a alcançar seus objetivos. E, no fim do período de dois anos, os resultados mostraram que os estudantes que escreveram esses objetivos conseguiram notas melhores.

2 – Se organize – A ideia é ter as ideias colocadas de maneira clara e precisa. Para isso, você pode usar planilhas, listas ou até mesmo aplicativos para celulares e tablets, como o MindMeister, Evernote ou Metas de Vida.

3 – Use os recursos a seu favor – Explore o que você tem à disposição. Por exemplo: você quer comprar uma casa, mas seu salário não é suficiente? Use seus talentos para obter alguma renda extra.

4 – Mantenha-se motivado – É normal ás vezes se sentir desanimado e cansado, mas não se deixe levar com essa sensação. Lembre-se dos seus objetivos e como será gratificante alcança-los. Não desista!

5 – Treine seu cérebro – Com a ginástica para o cérebro, nós potencializamos nossas habilidades cognitivas, como o foco, por exemplo, necessário para o cumprimento de nossas metas. Com a prática do ábaco, uma das ferramentas do curso do SUPERA, os alunos potencializam a disciplina (capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação) e para alcançarmos nossos objetivos, temos que ser disciplinados em nossos atos do cotidiano, pois são os pequenos atos feitos regularmente que irão nos direcionar para os nossos objetivos. 

 

Isabella Rabelo / isabella.comunicacao@metodosupera.com.br
(12) 3341-9929 / (12) 99675-2025 / (12) 98866-1732
www.metodosupera.com.br

 

Comentários

comentário(s)