Select Page

Empresa lança exoesqueleto voltado para pacientes paraplégicos

Empresa lança exoesqueleto voltado para pacientes paraplégicos

Hyundai – Divulgação

Os exoesqueletos prometem impulsionar as habilidades humanas no futuro e ao apresentar dois exemplos de vestes robóticas, a montadora Hyundai indica que possui pretensões além do mercado automobilístico.

Em evento para a imprensa, em Las Vegas, a companhia revelou na semana passada  dois protótipos para exoesqueletos: o H-Wex para fins industriais e o H-Mex para ajudar pessoas com deficiência motora a se locomoverem. Com os dois projetos, a montadora sul-coreana pretende se posicionar como uma empresa de mobilidade.

Com o H-Mex, o usuário se apoia a uma espécie de muletas e o robô faz o movimento de caminhar. Um botão move a perna esquerda e outro move a direita. Há também botões para sentar, levantar e descer escadas, explicou o site Engadget.

Algumas startups já ofertam exoesqueletos para paraplégicos, caso das SuitX e ReWalk. Porém, as vestes robóticas têm seu preço: US$ 40 mil e US$ 80 mil, respectivamente. A Hyundai não anunciou ainda valores do produto quando ele atingir o mercado, mas informou que pretende democratizar o acesso à tecnologia.

“De uma perspectiva de negócios, há um forte sinergia entre fazer um robô de mobilidade e um automóvel “, disse Tae Won Lim, vice-presidente da divisão de Pesquisa Avançada e Engenharia da Hyundai, à imprensa. Em resumo, para uma empresa como a Hyundai, oferecer tais exoesqueletos ao mercado seria uma tarefa mais “fácil” e, consequentemente, mais barata para o consumidor final.

Falta ainda à companhia conseguir certificados médicos tanto na Coreia do Sul quanto nos Estados Unidos para comercializar o H-Mex em 2018. No entanto, a expectativa é lançar o H-Mex somente em 2020, assim como o H-Wex.

Fonte: Hyundai

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Total Idade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.