Select Page

Mais explicações sobre Esporão de Calcâneo

Mais explicações sobre Esporão de Calcâneo

Esporão de calcâneo : Os pés são formados por uma série de ossos de tamanhos e funções variadas, o maior deles é o calcâneo. Esses ossos suportam todo o peso do nosso corpo e recebem constantemente o impacto gerado pela nossa movimentação diária e pelas atividades físicas.

Ao longo do tempo, a movimentação diária causa, no osso calcâneo, microlesões que podem vir a formar o esporão ou podem desencadear a fascite plantar (inflamação no tecido que recobre a musculatura do pé).

O esporão é uma protuberância óssea que se desenvolve na base do calcâneo (sola do pé) ou na parte posterior do pé, próximo ao tendão de Aquiles, causando dor pela inflamação da região tendínea ou da fáscia.

 

Caso essa inflamação não seja brevemente tratada, ocorre a formação de calcificações nos tecidos em volta do osso, chamadas de esporão. Essa inflamação pode ocorrer por uso frequente de salto alto, sapatos velhos, prática esportiva de alto impacto como corrida e dança; pisada torta ou curvatura acentuada do arco plantar.

 

A dor é caracterizada como pulsante, na região do calcanhar e da sola dos pés, piora durante as atividades e alivia com repouso.

Inicialmente, a melhor forma de tratamento, seria o repouso e o uso de gelo no local da dor. Exercícios para os pés e panturrilhas também são indicados, desde que orientados por um fisioterapeuta. O uso de medicamento anti-inflamatório pode ser necessário, se receitado por algum médico, durante o período de crise.

A melhor maneira de prevenir e aliviar o aparecimento do esporão é utilizar sapatos adequados para o dia a dia e para a prática esportiva, ter atenção na postura, fazer sempre exercícios para os pés e utilizar palmilhas nos calçados.

Procure sempre por orientação profissional antes de iniciar a sua prática de exercícios.

Ana Carolina de Freitas Kohn
55 11 9 9977-3772
facebook: http://www.facebook.com/carolinakohn
twitter: @AninhaKohn

 

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Ana Carolina de Freitas Kohn

Fisioterapeuta formada pela UniFMU CREFITO-3/ 88153-F Formação em RPG e pilates (STOTT PILATES) Pós-graduação em Fisiologia do Exercício na Unifesp e em Fisioterapia Hospitalar no Hospital Israelita Albert Einstein Coordenadora e instrutora no estúdio Ubuntu Pilates e Treinamento Integrado. Ubuntu Pilates e Treinamento Integrado - Rua Joaquim Floriano, 243 cjto 45 Itaim Bibi São Paulo - Tel: 011 94164-7785

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.