O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, apresenta a exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem, até 14 de agosto de 2016.
Com 153 trabalhos de Pablo Picasso (1881-1973), artista espanhol responsável pela criação do movimento cubista, a mostra revela todas as facetas desse ícone atemporal, mostrando não apenas suas pinturas, mas também peças de cerâmica, gravuras, esculturas e desenhos produzidas por ele ao longo das décadas.
Além das obras, a exibição traz ainda 22 fotografias tiradas por André Villers em parceria com Picasso, 12 fotografias de autoria de Dora Maar, três de Pirre Manciet e filmes que retratam seu processo criativo e seus trabalhos de maior impacto.
Muito além da arte produzida, a mostra apresenta o homem por trás das imagens, uma figura polêmica e erudita que mudou os rumos da pintura e da arte em geral, sem jamais se preocupar em seguir regras.
A relação entre criador e criação proporcionam ao público um vislumbre do real significado de cada composição imagética que impressionam por sua destreza, crítica e capacidade de emocionar até os dias atuais.
Picasso: mão erudita, olho selvagem traz ao Brasil todo o acervo existente no do Musée Picasso, de Paris.
Exposição Picasso: mão erudita, olho
- Até 14 de agosto de 2016
- Terça a domingo, das 11h às 20h
- Instituto Tomie Ohtake – Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros – São Paulo
- Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)
- + info em http://goo.gl/a1HVLT