Select Page

O azeite no Brasil

O azeite no Brasil

No Brasil, o plantio de oliveiras ocorreu no início do século XX, através de emigrantes portugueses e posteriormente espanhóis e italianos. O estado pioneiro foi o Rio Grande do Sul, em 1900, na região de Caxias do Sul, Rio Grande e Bagé, seguido de Minas Gerais, em 1930, na cidade de Maria da Fé. Apesar de há mais de um século termos oliveiras em nosso país, diversos problemas, como falta de conhecimento, suporte técnico e investimentos, impediram de o Brasil já ser um produtor de azeitonas e azeites.

Entretanto, este cenário está mudando e com o apoio técnico de órgãos governamentais de pesquisa agrícola, um  número crescente de empresários está investindo na plantação de olivais, sendo que em setembro de 2010, um produtor de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, lançou o primeiro azeite extra virgem brasileiro. Visite o site www.olivasdosul.com.br

Atualmente, há plantio de oliveiras nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ainda em áreas reduzidas, que devem produzir azeite comercialmente a partir de 2015, apesar de ainda em pequena quantidade frente ao atual consumo brasileiro.

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Paulo Freitas

Paulo Freitas é Degustador Profissional de Azeites, formado pelas instituições italianas certificadas pelo Conselho Oleícola Internacional (C.O.I.) Associazione Mille Sensi” O.N.A.O.O. – “Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio di Oliva” Certified Technical Olive Oil Taster Engenheiro de alimentos pela UNICAMP, pós-graduado em administração industrial pela USP e MBA Executivo pelo INSPER; Como executivo atuou no mercado de azeites e organizou eventos e feiras de negócios, como ABRAS, APAS, Boa Mesa, Fispal FoodService e Fispal Gourmet; Atuação como consultor técnico e de marketing de empresas na área de azeites; Colaborador de sites e blogs de gastronomia, tendo realizado trabalho como revisor técnico de livro sobre azeites (Guia Ilustrado Zahar de Azeite); Participação em programas de TV abordando o tema azeite; Participa de eventos gastronômicos empresariais com palestras e degustações de azeite para executivos e proprietários de empresas; Desenvolve e ministra palestras e cursos de azeite para alunos de graduação e pós-graduação de escolas de Gastronomia; Realiza workshops de treinamento para empresas de varejo e atacado, abordando temas técnicos e de legislação.

1 Comentário

  1. Sempre interessante os artigos do Paulo

    Responder

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.