Hoje, dia 13 de março, ocorreu o primeiro “Banho de Parque” no Parque do Ibirapuera. Inspirado pelo “Banho de Floresta” japonês e na Ecologia Profunda, o intuito do projeto é conectar as pessoas de centros urbanos à natureza.
A Nippon Medical School de Tóquio mediu os efeitos na saúde humana e comprovou: banhos de floresta ajudam até na prevenção de câncer. A Universidade de Chiba também mediu a pressão sanguínea e o batimento cardíaco e concluiu que todas as medições melhoram. Até para depressão os banhos de floresta são super indicados.
Aqui o “Banho de Parque” foi criado por Érica Regina da Sena Silva, Diretora da Divisão de Difusão e e Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz, que fica dentro do parque do Ibirapuera.
O Projeto Banho de Parque

Primeira turma do Banho de Parque
O objetivo é fazer com que os adultos, preferencialmente acima de 50 anos, usufruam cada vez mais de atividades de lazer e Educação Ambiental voltada a saúde e meio ambiente por meio de convivência com a diversidade da fauna e flora.
Ao oferecer diversas atividades ao ar livre, além de proporcionar uma maior interação com a natureza, sensibilizando as pessoas pela temática ambiental, é possível até retardar o aparecimento de patologias como Alzheimer, Parkinson, AVC, Infartos e quedas, segundo pesquisas (fonte: site UMAPAZ).
Vagas: 20
Público: Livre para todos os públicos com enfoque em pessoas acima de 50 anos
Facilitação: Érica Regina de Sena Silva e Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos
Coordenação: Érica Regina Silva Sena- Bióloga, Gestora Ambiental
Dia: 27 de março de 2017, segunda-feira
Horário: das 9h às 10h30
Local: Parque Ibirapuera
Ponto de Encontro: Sede da UMAPAZ – Pq. do Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. Republica do Líbano (Zona Azul)
Inscrições: aqui
Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.
https://www.facebook.com/UmapazNaCidade/
Also published on Medium.