Select Page

O processo de envelhecimento psíquico normal

O processo de envelhecimento psíquico normal

A língua francesa nos faz pensar que não é só “o velho” que envelhece. Nesta língua, a palavra “VIEILLISSEMENT” (envelhecimento) começa com “VIE” (vida).  É a vida envelhecendo.

Mas o que é este processo de envelhecimento psíquico normal?

De um ponto de vista psicanalítico, corresponde à uma crise narcísica, isto é, trata-se de uma tendência a um desinvestimento da energia amorosa (que Freud chamou de Libido), nos objetos do mundo externo e acúmulo desta energia no mundo interno (no próprio ego). A libido, normalmente, deve circular entre o objeto do mundo interno (o ego) e os objetos  do mundo externo. Para a psicanálise, os objetos são sempre objetos investidos de libido. Deste modo , envelhecendo,  psicanaliticamente, poderemos sofrer “perdas” de objetos do mundo externo e reinvestir essa energia libidinal, liberada dos objetos perdidos , em novos objetos externos, como quem faz “aquisições”.

É importante lembrar de que quem “perde” objetos externos e não consegue reinvestir a energia libidinal, liberada nessas “perdas”, sofrerá acúmulo dessa energia libidinal no EGO (narcisismo) com risco de entrar en estado de depressão psíquica.

Sobre o Autor

Total Idade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.