Só de pensar em falar em público você já fica enjoado? Se sim, você não está sozinho. Confira algumas dicas que irão ajudá-lo a vencer esse desafio!
1) ESCREVE PARA SER OUVIDO, NÃO LIDO
Existe uma diferença entre essas duas opções. Você irá perceber isso quando começar a praticar o que escreveu. Algumas frases poderão soar desconexas ou muito formais. Além disso, não se esqueça de praticar seu discurso em voz alta e na frente do espelho.
2) O QUE COMER E BEBER
Na manhã do seu discurso, não se esqueça de comer mesmo que você estiver nervoso. Escolha comidas leves que não irão prejudicá-lo se você sentir dor de estômago pelo nervosismo. De jeito nenhum beba refrigerante. Além de deixarem sua boca mais seca, você não quer ficar disfarçando arrotos enquanto fala em público.
3) VISTA-SE DE FORMA APROPRIADA
Vista-se em camadas. O que isso quer dizer? Você nunca sabe se o auditório ou sala estará quente ou frio. Prepara-se para as duas situações e não passe por constrangimentos.
4) FIQUE A VONTADE
Quando tiver se posicionado para falar. Não se apresse em tagarelar tudo o que memorizou. Fique familiarizado com o púlpito, palco e a plateia. Revise seus papeis e deixe-os organizados. Se seu coração estiver acelerado, essa será uma oportunidade para você se acalmar. Se você fizer isso da forma correta, irá transparecer uma imagem profissional.
5) FAÇA UMA PAUSA
Se você começar a falar e perceber que sua voz está trêmula, faça uma pausa. Limpe sua garganta, beba um gole de água e continue.
6) FOQUE-SE
Isso tem um efeito calmante para muitos oradores. Quando falamos para uma plateia, normalmente, ficamos sem saber para onde olhar. Foque-se em alguém que está no fundo, em uma janela ou relógio de parede.
7) MICROFONES
Se você tem que usar um microfone e não está acostumado, cuidado para não falar muito alto. Acostume-se a ouvir sua voz. Outra dica muito válida é discursar como se estivesse conversando com o microfone. Finja que ele é um amigo e vocês estão em uma conversa, mas não olhe para baixo.
8) TREINE, TREINE
Saiba o máximo possível sobre o assunto do seu discurso. Se puder, faça um vídeo para praticar e assista para ver possíveis falhas ou cacoetes.
Autor: Universia Brasil