Select Page

Perdendo a Memória: Quando devemos buscar ajuda?

Perdendo a Memória: Quando devemos buscar ajuda?

Um número de condições, não apenas a doença de Alzheimer pode causar a perda da memória em idosos. Receber um diagnóstico rápido e tratamento adequado é importante.

A perda da memória normal relacionada à idade não impede de viver de forma produtiva e plena. Por exemplo, é possível esquecer o nome de alguém, mas se lembrar mais tarde no dia. Outra possibilidade é perder os óculos ocasionalmente.

Ou talvez chegar à conclusão que precisa fazer listas mais freqüentemente do que no passado para se lembrar de compromissos ou tarefas. Estas mudanças na memória são geralmente administráveis e não perturbam a capacidade de trabalhar, viver independente ou manter uma vida social.

Perda da Memória e Demência

A palavra “demência” é um termo usado para descrever um conjunto de sintomas incluindo prejuízo na memória, raciocínio, juízo, linguagem e outras habilidades de pensamento.

A demência inicia gradualmente na maioria dos casos, piora ao longo do tempo e significativamente prejudica as capacidades da pessoa no trabalho, interações sociais e relacionamentos. Muitas vezes, a perda da memória é um dos primeiros ou mais reconhecíveis sinais de demência. Outros sinais precoces podem incluir:

  • Perguntar as mesmas questões repetidamente
  • Esquecer palavras comuns ao falar
  • Misturar as palavras, dizer “cama” ao invés de “mesa”, por exemplo
  • Levar mais tempo para completar tarefas familiares, como seguir uma receita
  • Colocar em lugar errado itens, nos lugares inapropriados, como colocar a carteira na gaveta da cozinha
  • Se perder enquanto caminhando ou dirigindo em torno de um bairro familiar
  • Passar por mudanças bruscas de humor ou comportamento por razão não aparenteSe tornar menos capaz de seguir direções

Doenças que causam dano progressivo ao cérebro, e conseqüentemente resultam em demência, incluem:

  • Doença de Alzheimer, a causa mais comum de demência
  • Demência vascular (demência multi-infarto)
  • Demência frontotemporal
  • Demência com corpos de Lewy

Cada uma destas condições tem um processo de doença um pouco diferente (patologia). A perda da memória não é sempre o primeiro sinal da doença, e o tipo de problemas de memória pode variar.

Causas Reversíveis da Perda da Memória

Muitos problemas médicos podem causar perda da memória ou outros sintomas como de demência. A maioria destas condições pode ser com sucesso tratada, e o médico pode examinar por condições que causam prejuízo da memória reversível.

As possíveis causas de perda da memória reversível incluem:

  • Medicamentos. Um único medicamento ou determinada combinação de medicamentos pode resultar em confusão ou esquecimento.
  • Trauma craniano leve ou lesão. Um ferimento na cabeça de queda ou acidente, até um ferimento que não resulta em perda da consciência, pode causar problemas de memória.
  • Depressão ou outros distúrbios da saúde mental. O estresse, ansiedade, ou depressão podem causar esquecimento, confusão, dificuldade de concentração e outros problemas que perturbam as atividades diárias.
  • Alcoolismo. O alcoolismo crônico pode seriamente prejudicar as capacidades mentais. O álcool pode também causar perda da memória por interagir com medicamentos.
  • Deficiência da vitamina B-12. A vitamina B-12 ajuda a manter as células nervosas saudáveis e células vermelhas do sangue. A deficiência da vitamina B-12, comum em adultos mais velhos, pode causar problemas de memória.
  • Hipotireoidismo. Uma hipoatividade da glândula da tiróide (hipotireoidismo) retarda o processo de nutrientes a criar energia para células (metabolismo). Hipotireoidismo pode resultar em esquecimento e outros problemas de raciocínio.
  • Tumores. Um tumor no cérebro pode causar problemas de memória ou outros sintomas do tipo demência.

Se houver preocupação sobre a própria perda da memória, o recomendado é procurar ajuda do médico. Este profissional pode conduzir testes para determinar o grau do prejuízo da memória e diagnosticar a causa.


Also published on Medium.

Sobre o Autor

Total Idade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.