Select Page

Como manter o cérebro jovem e ativo na Melhor Idade

Como manter o cérebro jovem e ativo na Melhor Idade

Prática de treino cerebral vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo, mantém a memória ativa, ajuda a prevenir doenças e aumenta a autoestima.

Captura de tela 2016-06-02 17.43.22Manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos com frequência são fatores imprescindíveis para garantir uma boa qualidade de vida, principalmente na melhor idade. Ainda assim, existe outro cuidado importante que, muitas vezes, é ignorado. Você já parou para pensar na sua saúde mental?

Na melhor idade, é muito importante estimular o cérebro para que ele se mantenha ativo e saudável. Para isso, existe uma prática específica: a ginástica cerebral. Não entendeu? A gente explica: trata-se de atividade nova, variada e desafiadora que ativa os neurônios, fortalece as conexões e preserva a massa cinzenta, mantendo funções cognitivas como o raciocínio, a atenção e a memória.

De acordo com o professor de ginástica cerebral Geomacel de Carvalho, do SUPERA – escola de ginástica cerebral, podemos comparar os exercícios para o cérebro às atividades físicas. Quando mais você exercita o corpo, mais saudável e mais forte ele fica. O cérebro, quanto mais estímulos recebe, mais ativo e ágil ele se torna.

“Se o cérebro não é estimulado, ele vai perdendo conexões sinápticas e, consequentemente, ficando mais lento”, continua o especialista.

Essa perda tem um reflexo muito negativo na vida de pessoas de todas as idades, principalmente dos idosos, que já sofrem com as falhas de memória naturais com o passar dos anos.

Outra preocupação são as doenças neurocognitivas, como o Alzheimer, por exemplo. Até existem remédios para amenizar os sintomas, mas a ginástica cerebral atua de forma preventiva, justamente para evitar que em idades muito avançadas, as pessoas precisem usar remédios.

As organizações mundiais de saúde recomendam que toda pessoa se exercite 5 vezes por semana, durante meia hora por dia. A ginastica cerebral você de fazer uma vez na semana, durante duas horas, no mínimo. Ginástica cerebral é sinônimo de longevidade, autonomia por mais tempo e qualidade de vida.

Além disso, a ginástica cerebral é uma terapia antiestresse, que gasta energia e evita perda de autoestima, muitas vezes causada pela aposentadoria.

Para manter o cérebro jovem, a grande dica é evitar rotinas. O ideal é esforçar-se e encarar novos desafios diariamente. Mesmo depois de tantos anos de vida, por que não aprender a tocar um instrumento diferente? Ou estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões e escrever? Nunca é tarde demais! Tire seu cérebro da zona de conforto e conquiste uma vida plena e muito mais feliz.

Fonte: SUPERA

Assessoria de Imprensa SUPERA
Letícia Maciel / comunicacao@metodosupera.com.br
Isabella Rabelo / isabella.comunicacao@metodosupera.com.br
(12) 3341-9929 / (12) 99723-7230 / (12) 98866-1732

 

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Total Idade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.