Existem algumas referências sobre a origem do Couscous e sua difusão pelo mundo.
Uma das versões é que é um prato originário do Magrebe (região do norte de África) e consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo. Foi difundido à partir de Tribos Bérberes do Marrocos que ofereciam a iguaria aos viajantes.
Outra referência escreve: “Os africanos dizem que ele deriva do som da sêmola chiando na cuscuzeira durante o cozimento a vapor. Bom mas isso é outra história…
Primeira receita do Chief Chico Ulivi para o Total Idade , certeza que vão gostar. Comente, compartilhe por que é uma delicia esse Couscous Marroquino.
Sucesso garantido.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de Couscous Marroquino
- 1 xícara de chá caldo de peixes ou frutos do mar
- 8 camarões grandes
- 3 dentes de alho
- ½ talo de alho poró
- ½ cebola roxa
- ½ copo de vinho branco
- 40g de alcaparras
- 50g de lascas de amêndoas
- Um punhado de cheiro verde ou outra erva do seu gosto
- Pimenta preta e sal a gosto
Modo de Preparo…
Pique o alho, a cebola roxa e o alho poró. Coloque em uma frigideira com ½ copo de vinho branco e aqueça em fogo alto. Quando o vinho branco secar, acrescente azeite “extra virgem” de oliva e frite até corar.
Ao mesmo tempo, aqueça a ½ xicara do caldo de frutos do mar em uma panela, para escaldar os camarões. Esta parte é muito importante para o preparo, pois não podemos deixar que os camarões cozinhem demais e fiquem duros. Dê apenas um banho quente nos camarões frescos, mergulhando-os no caldo, até que fiquem rosados.
Utilize o mesmo caldo de frutos do mar, com que escaldamos os camarões, e acrescente ao couscous in natura, deixando por 1 a 2 minutos, para hidratar.
*Caso não encontre o caldo de peixe ou de frutos do mar, você poderá utilizar um tablete de caldo de legumes e fazer o mesmo processo.
Finalização…
Terminadas todas as etapas, misture os temperos da frigideira, as alcaparras e os camarões picados em pedaços grosseiros ao couscous hidratado. Acrescente as ervas frescas picadas de sua escolha, regue com bastante azeite extra e polvilhe flor de sal por cima. Misture tudo até que fique homogêneo. Pegue as amêndoas cortadas em lascas e coloque em uma frigideira com antiaderente, aqueça até que elas fiquem coradas.
Monte o prato e coloque as amêndoas torradas por cima.
Harmonização…
Com o couscous, por se tratar de um prato complexo, devido á mistura de temperos e ingredientes marcantes, foi necessário encontrar um vinho que tivesse o mesmo impacto para resultar em um bom casamento.
Nessa combinação do prato com os camarões, a “flor de sal” e o vinho com seu “Terroir”, localizado geograficamente ás margens do mediterrâneo, temos toda a expressão da influência do mar.
Também encontramos na estrutura do vinho uma acidez viva, porem equilibrada, para combater a mistura dos temperos e dos ingredientes de sabores marcantes do prato.
Aproveite a dica e escolha uma companhia e um bom momento para experimentar esta receita harmonizada e torne os seus dias de Verão, mais agradáveis !