Select Page

Rede que encontra as pessoas certas para compartilhar um lar com você

Rede que encontra as pessoas certas para compartilhar um lar com você

Elas resolveram “se reinventar” e criaram uma startup em plena maturidade.

  • identificando pessoas que tenham as afinidades necessárias para conviverem em harmonia com você

  • formando um grupo de pessoas com as mesmas características que você

  • facilitando o consenso do seu grupo, sobre os diferentes aspectos concretos e emocionais da convivência

  • oferecendo os imóveis que correspondem ao que você e o seu grupo procuram.

Quem são as criadoras ?

Marta Monteiro, 62, especialista no Mercado Imobiliário, e Veronique Forat, 59, especialista em Marketing de Relacionamento, se conheceram em julho de 2016, num workshop sobre “reinvenção do trabalho após os 60” e perceberam que tinham muito em comum: ambas tinham vontade de continuar trabalhando, sentiam que ainda tinham energia de sobra e estavam abertas a aproveitar sua experiência e conhecimentos para talvez fazer algo diferente na “segunda metade” da sua vida profissional.

Conversando, identificaram uma demanda da sua própria geração “baby-boomer”: a reinvenção da moradia, nos muitos anos de vida que essa geração ainda tem pela frente. E perceberam uma grande oportunidade de responder a essa demanda de uma forma disruptiva, não só para os boomers, mas também para qualquer pessoa que se interessasse.

Assim nasceu o conceito da morar.com.vc, uma inédita plataforma online de “match-making” que conecta pessoas de qualquer idade, com base nas suas afinidades práticas e emocionais, para morarem juntas em moradia compartilhada, um modelo também conhecido como “cohousing” ou “coliving”.

Nos 4 meses seguintes, Marta e Veronique fizeram uma pesquisa online informal de interesse por moradia compartilhada – obtendo 1200 respostas em 10 dias – e mergulharam fundo no ecossistema de startups: validaram o conceito da morar.com.vc no workshop “Validation Rocket” e participaram de competições de apresentação de startups diante de um júri de investidores, ficando em 2º lugar no “Pitch Battle#1” e, novamente, no “ProtoHack São Paulo”.

Sempre causando surpresa, por serem, como elas mesmas costumam dizer, “as novas empreendedoras 6.0”, num meio predominantemente jovem e masculino.

Em novembro, a morar.com.vc assinou um contrato com a Kick Ventures.

O próximo passo é iniciar a operação, o que deve acontecer em meados de janeiro.

Moradia compartilhada

O conceito moderno de compartilhamento de moradia nasceu na Dinamarca nos anos 70 e foi se espalhando mundo afora, principalmente na Inglaterra, norte da Itália e da Espanha e nos Estados Unidos.

Existem modelos de moradia compartilhada para todos os gostos, com diferentes graus de privacidade. Cada grupo de moradores escolhe o que prefere, mas o grande denominador comum é sempre o compartilhamento das despesas gerais, a busca do consenso e o desejo de conviver em harmonia.

 Cada vez mais, essa opção faz sentido, por diversos motivos:

  • Contar com a companhia e o apoio dos outros moradores;

  • Diminuir gastos;

  • Usar recursos de uma forma mais sustentável, etc.

 É a Economia Colaborativa colocada em prática no dia-a-dia.

 O insight da morar.com.vc

Em qualquer tipo de convivência – seja familiar, amistosa, amorosa, profissional, etc. – o principal fator de sucesso sempre é que as pessoas tenham afinidades entre si.

Mas, na grande maioria das diferentes moradias compartilhadas já existentes, tanto no exterior quanto no Brasil, o ponto de partida é o imóvel e o principal ponto em comum entre os moradores é apenas a conveniência de morar naquele determinado lugar.

 Isso faz com que, cedo ou tarde, apareçam conflitos, às vezes insolúveis.

O foco da morar.com.vc é, em primeiro lugar, a formação de grupos de pessoas que tenham afinidades, não só práticas (se desejam comprar ou alugar, localização, prazo, nível de investimento, etc.), mas também emocionais (gostos, interesses, valores e estilo de vida semelhantes), aumentando as chances de sucesso no compartilhamento da moradia.

Além da formação dos grupos, a morar.com.vc também oferece, a cada um, o necessário para a concretização do seu projeto:

  • Imóveis, para locação ou compra, que correspondam à sua demanda específica;

  • serviços off-line de terceiros, em modelo de market-place: workshops de “aceleração de consenso”, serviços jurídicos, serviços de arquitetura, serviços de engenharia ligados à construção civil, etc.

Para saber mais, entre em contato

Veronique Forat – veronique.forat@morar.com.vc

Marta Monteiro – marta.monteiro@morar.com.vc


Also published on Medium.

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Balochini

Olá, sou Antonio Balochini, mais conhecido como Dudu, Coach, Programador, especializado em software livre, linux, aplicativos móveis. Enfim um Sénior Geek ! Quando completei 50 anos descobri que não tinha muita gente falando desse universo dos ‘cinquentões’, sobre as dúvidas que se instalam em nossas mentes quando estamos frente a mudanças profissionais. Acredito que quando uma pessoa de 50 anos ou mais entende o funcionamento das redes sociais, e a tecnologia como aliada de seus projetos, ela sente que pode produzir conteúdo de qualidade neste mundo de mudanças tão rápidas. Como entusiasta de novas tecnologias, busco formas que possam ajudar a melhorar a vida das pessoas e pequenos empreendedores. Para conhecer as necessidades da cidade, me tornei um ciclista urbano. Sou o fundador do Total Idade que tem uma linguagem direta com os ‘jovens’ de corpo e espírito com mais de 50 anos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.