Elas resolveram “se reinventar” e criaram uma startup em plena maturidade.
identificando pessoas que tenham as afinidades necessárias para conviverem em harmonia com você
formando um grupo de pessoas com as mesmas características que você
facilitando o consenso do seu grupo, sobre os diferentes aspectos concretos e emocionais da convivência
oferecendo os imóveis que correspondem ao que você e o seu grupo procuram.
Quem são as criadoras ?
Marta Monteiro, 62, especialista no Mercado Imobiliário, e Veronique Forat, 59, especialista em Marketing de Relacionamento, se conheceram em julho de 2016, num workshop sobre “reinvenção do trabalho após os 60” e perceberam que tinham muito em comum: ambas tinham vontade de continuar trabalhando, sentiam que ainda tinham energia de sobra e estavam abertas a aproveitar sua experiência e conhecimentos para talvez fazer algo diferente na “segunda metade” da sua vida profissional.
Conversando, identificaram uma demanda da sua própria geração “baby-boomer”: a reinvenção da moradia, nos muitos anos de vida que essa geração ainda tem pela frente. E perceberam uma grande oportunidade de responder a essa demanda de uma forma disruptiva, não só para os boomers, mas também para qualquer pessoa que se interessasse.
Assim nasceu o conceito da morar.com.vc, uma inédita plataforma online de “match-making” que conecta pessoas de qualquer idade, com base nas suas afinidades práticas e emocionais, para morarem juntas em moradia compartilhada, um modelo também conhecido como “cohousing” ou “coliving”.
Nos 4 meses seguintes, Marta e Veronique fizeram uma pesquisa online informal de interesse por moradia compartilhada – obtendo 1200 respostas em 10 dias – e mergulharam fundo no ecossistema de startups: validaram o conceito da morar.com.vc no workshop “Validation Rocket” e participaram de competições de apresentação de startups diante de um júri de investidores, ficando em 2º lugar no “Pitch Battle#1” e, novamente, no “ProtoHack São Paulo”.
Sempre causando surpresa, por serem, como elas mesmas costumam dizer, “as novas empreendedoras 6.0”, num meio predominantemente jovem e masculino.
Em novembro, a morar.com.vc assinou um contrato com a Kick Ventures.
O próximo passo é iniciar a operação, o que deve acontecer em meados de janeiro.
Moradia compartilhada
O conceito moderno de compartilhamento de moradia nasceu na Dinamarca nos anos 70 e foi se espalhando mundo afora, principalmente na Inglaterra, norte da Itália e da Espanha e nos Estados Unidos.
Existem modelos de moradia compartilhada para todos os gostos, com diferentes graus de privacidade. Cada grupo de moradores escolhe o que prefere, mas o grande denominador comum é sempre o compartilhamento das despesas gerais, a busca do consenso e o desejo de conviver em harmonia.
Cada vez mais, essa opção faz sentido, por diversos motivos:
Contar com a companhia e o apoio dos outros moradores;
Diminuir gastos;
Usar recursos de uma forma mais sustentável, etc.
É a Economia Colaborativa colocada em prática no dia-a-dia.
O insight da morar.com.vc
Em qualquer tipo de convivência – seja familiar, amistosa, amorosa, profissional, etc. – o principal fator de sucesso sempre é que as pessoas tenham afinidades entre si.
Mas, na grande maioria das diferentes moradias compartilhadas já existentes, tanto no exterior quanto no Brasil, o ponto de partida é o imóvel e o principal ponto em comum entre os moradores é apenas a conveniência de morar naquele determinado lugar.
Isso faz com que, cedo ou tarde, apareçam conflitos, às vezes insolúveis.
O foco da morar.com.vc é, em primeiro lugar, a formação de grupos de pessoas que tenham afinidades, não só práticas (se desejam comprar ou alugar, localização, prazo, nível de investimento, etc.), mas também emocionais (gostos, interesses, valores e estilo de vida semelhantes), aumentando as chances de sucesso no compartilhamento da moradia.
Além da formação dos grupos, a morar.com.vc também oferece, a cada um, o necessário para a concretização do seu projeto:
Imóveis, para locação ou compra, que correspondam à sua demanda específica;
serviços off-line de terceiros, em modelo de market-place: workshops de “aceleração de consenso”, serviços jurídicos, serviços de arquitetura, serviços de engenharia ligados à construção civil, etc.
Para saber mais, entre em contato
Veronique Forat – veronique.forat@morar.com.vc
Marta Monteiro – marta.monteiro@morar.com.vc
Also published on Medium.