Select Page

Sucos – Saiba como tirar o melhor proveito deles

Sucos – Saiba como tirar o melhor proveito deles

Os sucos são uma ótima receita para complementar uma alimentação saudável, além de ser uma excelente fonte de nutrição e de hidratação. É também uma opção para consumirmos de formas variadas frutas, legumes e verduras.

Através dos sucos podemos nos abastecer de grande parte dos nutrientes vitais para o nosso corpo como as vitaminas e os minerais. A seleção dos ingredientes pode trazer muitos benefícios ao corpo como redução do estresse, relaxamento,obter mais energia e até minimizar os efeitos da TPM.

O já conhecido maracujá, assim como a camomila,tem ação calmante. Já quem está em busca de mais energia, o abacate é um grande aliado, fonte de vitaminas A e ômega9, a mesma gordura encontrada no azeite de oliva.   E não podemos deixar de fora suco do momento, o suco verde! Geralmente são elaborados com folhas e vegetais de coloração mais escura, ricos em magnésio, cálcio e ácido fólico. Uma das folhas mais utilizadas é a couve, mas é sempre bom variar. Por que não utilizar a salsinha, a hortelã, a rúcula, o agrião e o salsão? Quem quiser pode ainda acrescentar um pouco de gengibre, que traz propriedades anti-inflamatórias.

Outra mistura interessante é o “suchá”, um mix de chá e suco, que pode ter como base chás de frutas vermelhas como hibisco, frutas silvestres ou chá verde, acrescido de suco natural concentrado de uva ou maçã. É uma ótima opção para se hidratar no verão.

Uma dúvida frequente é como podemos adoçá-los sem utilizar açúcar ou os adoçantes que podem trazer prejuízos à nossa saúde. É sempre bom lembrar que as frutas já possuem o “açúcar natural”, conhecido como frutose, e muitas delas já tem sabor adocicado. Quando for necessário adoçar sucos de frutas mais azedas como maracujá e acerola, a melhor opção é sempre um adoçante mais natural como a stévia, a frutose ou açúcar de coco.

O ideal é variarmos o cardápio, assim temos a certeza de ingerir todos os nutrientes que o corpo necessita. É claro que cada caso deve ser avaliado, por exemplo, alguém que seja diabético, deve ter cuidado ao escolher as frutas, pois, dependendo da escolha, pode haver uma elevação da glicemia.

É igualmente importante falarmos sobre os sucos industrializados. Hoje existem no mercado muitas marcas e uma imensa variedade de sabores. Mas será que vale a pena consumirmos este tipo de produto? Aos sucos industrializados são acrescentados aditivos, aromatizantes, corantes, açucares e outras substâncias artificias que fazem mal à nossa saúde. O excesso de açúcar, consumido ao longo vida, pode causar, entre outros malefícios, o diabetes tipo 2.

Tudo o que ingerimos tem impacto direto na nossa saúde e bem estar. Portanto, sempre vale a pena avaliarmos se o que estamos consumindo tem valor nutritivo. A opção por frutas orgânicas e da época certamente garantem que o suco será de melhor qualidade. E lembre-se: o primeiro passo para uma vida longa e saudável começa na mesa. Cuide bem do seu corpo e da sua alimentação! 

Comentários

comentário(s)

Sobre o Autor

Total Idade

A Total Idade possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos, compartilhados e disponibilizados para todos os interessados em adquirir conhecimento sobre a maturidade. A Total Idade leva ao leitor informações de alto nível, recebidas, compartilhadas e publicadas por colaboradores externos e internos.

Deixe a resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.